Os 5 erros comuns que podem danificar o seu carro
JMS AUTO
16/12/2022
No dia-a-dia todos nós praticamos maus hábitos e que sem darmos por isso, vão danificando o nosso carro.
NÃO REDUZIR A VELOCIDADE ANTES DE UMA LOMBA
Este é um mau hábito que tem várias consequências, não só afeta o carro, como pode fazer com que seja multado, perder o controlo do volante, entre outros que podem danificar o veículo.
O efeito mais grave é o esforço sentido na suspensão, que pode danificar os amortecedores (componentes essenciais nos carros), embora estes não sejam os únicos afetados por este mau hábito. Há também o risco de danificar peças como os sinoblocos (que se encarregam de absorver ruídos e vibrações), o cárter ou outras partes igualmente importantes do automóvel.
MOTOR COM FUNCIONAMENTO EM BAIXA POTÊNCIA
Se todos respeitássemos rigidamente as normas, desde que arrancamos o carro, teríamos que pôr uma mudança a cada 10 km/h, porém, se assim fosse, chegaríamos à sexta mudança com uma velocidade muito baixa.
É importante evitar trocar de mudanças repetidamente num curto espaço de tempo, pois podemos danificar vários componentes do carro.
TRAVAR ENQUANTO MEXEMOS NA DIREÇÃO
Se o carro tiver direção assistida, mover o volante e travar ao mesmo tempo, com as rodas em movimento aumenta o esforço na direção e dos respetivos componentes. Quanto maior for a velocidade, mais grave é este hábito, acabando por danificar mais rapidamente a direção assistida.
O aconselhável é evitar travar enquanto mexemos na direção, com o objetivo de não criar nenhum esforço à mesma.
CONDUZIR COM O COMBUSTÍVEL NA RESERVA
O objetivo da reserva é indicar o momento ao qual devemos evitar chegar e não o momento para encher o depósito. É prejudicial deixar o carro com o combustível na reserva durante muito tempo porque, para além de estarmos atrasados para atestar, forçamos o combustível acumulado no fundo. No fundo do depósito é onde estão todos os resíduos que não foram refinados, e o provável é que possam obstruir os filtros e causar danos maiores.
NERVOSISMO NOS SEMÁFOROS
Os condutores mais nervosos conhecem o hábito de pisar a embraiagem enquanto esperam pela luz verde.
É fácil perceber que, desta forma, o sistema de embraiagem é desnecessariamente utilizado e passa a ser uma parte do carro que está constantemente a ser “maltratada”, sem qualquer vantagem ou aspeto positivo.
fonte:Nexusauto